Bipolaridade, Álcool, Irritabilidade

Tags: bipolaridade, álcool, irritabilidade, drogas

Um dos grandes problemas envolvidos nesta questão é o fato de que existem portadores do Transtorno Bipolar que desconhecem sua condição psiquiátrica, ou seja, não têm a menor idéia de que a Bipolaridade está ativa e afetando o curso de suas vidas. Portanto, não sabem que estão abusando de álcool e/ou usando drogas porque estão sob as nefastas influências desta doença.

Continuar Lendo

Paixão não é amor. Nunca foi e jamais será a mesma coisa.

Tags: paixão, amor, ciúme patológico

A realidade do apaixonado é, não infrequentemente, uma realidade possessiva e egocentrada, algo como se o Cosmos girasse não em torno do alvo do desejo, o objeto da paixão, mas em torno de quem deseja, em torno do apaixonado.

Continuar Lendo

O Problema das Consultas Relâmpago em Psiquiatria

Tags: médico, psiquiatria, consultas, tempo

A Psiquiatria é uma especialidade médica de alta complexidade e que requer sejam abordados não só os problemas mais imediatos que afligem a quem nos procura, como também o ambiente familiar, social, as condições de trabalho da pessoa, seu modo e estilo de vida, o histórico familiar...

Continuar Lendo

O Suicídio de Sigmund Freud

Tags: Sigmund Freud, psicanálise, suicídio

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, é mais conhecido por suas teorias sobre o inconsciente e por sua tendência em traçar quase todos os problemas psicológicos de volta para questões sexuais. De fato, os ensinos mais influentes de Freud estão na área do reducionismo sexual.

Continuar Lendo

O Álcool não é para todos os Dias!

Tags: álcool, etilismo, frustrações

A associação de vinhos caros e de champagnes com sofisticação e bom gosto parece ser imediata, mas, ressalte-se, há muita dor, perdas e muito sofrimento seguindo esses tão charmosos rótulos de sofisticação.

Continuar Lendo

Quanto menos Remédios, melhor! O Receio da Dependência Medicamentosa

Tags: remédios, dependência, medicação

Este já é um antigo ditado, quase um provérbio, utilizado há décadas e sempre repetido. Está certo o referido ditado “Quanto menos remédios, melhor”?! Sim, está corretíssimo! Quanto menos medicamentos pudermos ingerir, melhor será.

Continuar Lendo

A Família e o sobrenome Adnet

Tags: Adnet, família, Silva Jardim

Alguns dos membros mais conhecidos da família Adnet são músicos. Por exemplo, e notadamente: Mário Adnet, Carmen Adnet, Maúcha Adnet, integrante do grupo musical Banda Nova, o humorista Marcelo Adnet, e eu próprio.

Continuar Lendo

Finanças e Saúde Mental

Tags: finanças, mente, dinheiro, saúde mental

Problemas com a saúde da mente são frequentes. Infelizmente, porém, se sua saúde psíquica e afetiva não estiverem em boas condições, suas finanças pessoais podem vir a sofrer consequências ruins em razão disso.

Continuar Lendo
As informações contidas neste website são de caráter informativo e de modo algum podem substituir as consultas médicas. Topo